About Me

BVO-news.jpg

DISCURSO HOMOFÓBICO DE PROFESSOR DA UNIR GERA INDIGNAÇÃO ENTRE A CLASSE ACADÊMICA



O Fato aconteceu na aula de Direito das Sucessões, quando o professor da referida matéria, contestando uma palestra ocorrida aos 13 de outubro de 2016, no auditório da OAB, durante a SEMANA ACADÊMICA, com a temática “Por que é preciso falar de gênero no direito?” Proferida pela Professora Mestre em Direito SINARA GUMIERI.

Ela é Mestre em direito e fez a palestra de encerramento da SEMANA ACADÊMICA DA UNIR

Durante seu discurso de ódio, gravado a pedido do próprio professor, e viralizado em grupos de WhatsApp, o mesmo ofende reiteradas vezes a sua colega de profissão, chamando-a de “vagabunda, sapatona, bostinha” dentre outros adjetivos de cunho preconceituoso e homofóbico.

Diante do fatos, o Centro Acadêmico de Direito 5 de Outubro, vem a publico manifestar o seu repúdio contra o referido professor, e também destacando que medidas judiciais serão tomadas para que tais fatos não venham mais acontecer justamente por quem tem o dever de transmitir conhecimento e não incitar o ódio.

O Centro Acadêmico de Direito 5 de Outubro vem à público manifestar repúdio ao recente ocorrido em sala de aula do curso de Direito na Universidade Federal de Rondônia – UNIR, Campus Porto Velho, aos 20 de outubro de 2016.

Na aula de Direito das Sucessões, o professor da referida matéria, contestando uma palestra ocorrida aos 13 de outubro de 2016, no auditório da OAB, com a temática “Por que é preciso falar de gênero no direito?”, proferiu palavras de baixo calão à palestrante, chamando-a de “vagabunda”, “bostinha”, em razão do conteúdo proferido na palestra, o qual não foi rebatido na ocasião da mesma, inclusive porque o referido professor permaneceu apenas minutos iniciais do evento e retirou-se.

Na mesma oportunidade, uma aluna (integrante da diretoria deste Centro Acadêmico), contestou e interferiu a fim de explanar suas opiniões acerca do assunto, no que foi respondida de forma grosseira e humilhante durante o discurso (de ódio) na sala.

As palavras foram gravadas, como mandou fazer o próprio professor, em áudio no qual se vê uma série de agressões verbais direcionadas a qualquer um que estivesse presente por razão de posicionamentos sociais, políticos e ideológicos. Ademais, na fala, pôde ser percebida uma série de preconceitos dirigidos a camadas sociais.

Entendemos, primeiramente, que todo e qualquer assunto pode e deve ser debatido em sala de aula, bem como que a Universidade é o local da discussão propriamente dita, assim, todos os pontos de vista devem ser levados em consideração. Todavia, tudo isso ocorrendo dentro das regras éticas de convivência, sem violência, agressões ou desrespeito.

A figura de professor(a) é uma referência aos discentes e possui uma relação de poder com esses, portanto, em sala de aula, o tratamento entre ambos deve ser guiado pelo respeito e bom senso, inclusive. Evitando excessos, caso contrário, essa relação é subvertida em autoritarismo.

Consideramos que esta atitude extrapolou os limites da boa convivência e relação professor-aluno e que agressões direcionadas a grupos específicos, como LGBTs, mulheres ou posições políticas, não devem fazer parte de um cotidiano democrático, muito menos em uma Universidade. Desse modo, repudiamos toda e qualquer forma de manifestação ofensiva, discriminatória e desrespeitosa, ocorrida ou por ocorrer no ambiente acadêmico, justamente por entender que essa forma é inadequada à sala de aula e mesmo à convivência social.

Reforçamos que o ocorrido parece apenas reafirmar a importância do discutido na palestra (que infelizmente o dito professor não acompanhou até o fim) de se discutir, no direito e em qualquer área, todo e qualquer tipo de assunto, inclusive gênero.

Os encaminhamentos formais estão sendo feitos, nas esferas cabíveis.

Agradecemos, desde já, a todas as entidades que tem se mobilizado em apoio e manifestamos toda nossa solidariedade e apoio a alunas e alunos que, ao irem a Universidade com o fim de exercitarem o pensamento, são bombardeados por falas calcadas no ódio e falta de senso, as quais não raras as vezes são falsamente abrigadas pela liberdade de expressão inerente a todos.
#ÉticaEmSala #DiscursoDeÓdioNãoéOpinião

Postar um comentário

0 Comentários